domingo, 13 de dezembro de 2009

DECLARAÇÃO AFRO-AMERICANA

Nós, abaixo assinados, nos unimos ao crescente clamor internacional contra a prisão injusta do Dr. DARSI FERRER, por parte das autoridades cubanas. O Dr. FERRER é um líder afro-cubano de reconhecimento internacional junto a lideranças e organismos que lutam pelos direitos civis e que, corajosamente, colocou sua vida em risco, tendo ficado por 17 dias em uma greve de fome desencadeada pela absoluta necessidade de se chamar a atenção para as condições de racismo e de discriminação racial a que estão submetidos os negros em Cuba e que tem sido ignorada pelas autoridades cubanas e - até mesmo - internacionais!

Apoiamos a posição do nobre professor ABDIAS NASCIMENTO, líder histórico do Movimento Negro do Brasil, e de outros militantes ao redor do mundo, que exigem a libertação imediata do Dr. Ferrer. Além disso, apoiamos a exigência de que Cuba reconheça o Dr. Ferrer como um prisioneiro político, ao invés de um "criminoso comum", como é o caso agora.

A Carta Aberta que o Dr. Nascimento dirigiu aos Chefes de Estado de Cuba e do Brasil, respectivamente, General Raúl Castro Ruz e Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é inequívoca. Ele solicita ao presidente de Cuba que pare o injustificado e brutal assédio de que vêm sendo vítimas os cidadãos negros em Cuba, que atuam unicamente na defesa de seus direitos civis. Da mesma forma, dirigiu pedido para que o presidente do Brasil interceda imediatamente junto ao governo cubano, solicitando a salvaguarda dos direitos dos cidadãos mais oprimidos de Cuba, que, neste caso, atinge mais de 62% da população total.

O Professor ABDIAS NASCIMENTO, de longa data, tem apoiado a Revolução Cubana e o governo, mas ele, como nós, não pode ficar calado diante das crescentes violações de direitos civis e humanos que vem acometendo os ativistas negros em Cuba; aqueles que se atrevem a levantar suas vozes contra o sistema racial da Ilha. De há muito esses corajosos e solitários defensores dos direitos civis vêm sendo vítimas de violência provocada, de intimidação e de prisão por parte do Estado.

Como afro-americanos, sabemos de antemão das experiências e das conseqüências quando temos as liberdades civis negadas com base na raça. E nós sabemos o que é discriminação racial e o que ela causa às pessoas. Nós não toleramos isso no seio de nossa nação e certamente não vamos compor com quem quer que esteja praticando esse crime contra qualquer outro povo. Por essa razão, nos sentimos ainda mais impelidos a mostrar nossa posição sobre o que está acontecendo com nossos irmãos cubanos a poucos quilômetros de distância.

Apoiamos o direito de Cuba de desfrutar de sua soberania nacional, e sem hesitação, repudiamos qualquer tentativa de cercear tal direito. No entanto, neste momento histórico, nós também acreditamos que não podemos ficar calados e permitir que a população negra como um todo, que vem lutando por dignidade, de modo pacífico, buscando seus direitos civis em Cuba, tenha seus direitos como cidadãos tratados com desprezo e, elas mesmas como pessoas, tratadas como as mais marginalizadas na ilha.

O racismo em Cuba ou em qualquer outro lugar do mundo é inaceitável e deve ser combatido!

Apelamos às autoridades e ao Governo de Cuba para a imediata e incondicional liberdade para nosso irmão, Dr. Darsi Ferrer.

Ver lista dos intelectuais que assinaram esse manifesto em:
http://afrocubaweb.com/actingonourconscience.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário